Pílula do Dia Seguinte
Quais cuidados devo tomar?
Hoje nosso post serve também como alerta! A pílula do dia seguinte é uma medida emergencial, utilizada para evitar uma possível gravidez após relação desprotegida, esquecimento da pílula anticoncepcional, preservativos estourados e etc. Ela deve ser tomada em até 03 dias (72 horas) após a relação sexual.
Atenção! A pílula do dia seguinte não deve ser tomada com frequência. Conhecida como pílula de emergência, ela possui um nível hormonal extremamente alto. Se você já utilizou mais de duas ou três vezes, discuta com seu ginecologista sobre um método contraceptivo adequado para você. Lembrando que a camisinha é o único método que previne contra as DSTs.
Efeitos Colaterais
Os casos mais comuns em que deve-se recorrer à pílula do dia seguinte são: falha ou esquecimento de tomar o anticoncepcional, relação sexual desprotegida, camisinha estourada. Ela deve ser tomada em até 72 horas após o ato sexual. E reforçamos: não se deve fazer de seu uso um hábito nem tomar mais que uma dose por mês.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso porque, ao tomar uma vez por mês, sua eficácia é diminuída, o q ue aumenta o risco de gravidez. A pílula do dia seguinte contém uma alta dosagem de hormônios, portanto é comum sentir sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço, sangramento fora do período menstrual, sensibilidade nas mamas, dor na região do abdome, diarreia.
✅ Aproveite nosso convênio com a UNIMED e agende já sua consulta!
CME Novacamp
Telefone (19) 3255-4258
Rua Helena Steimberg, n.º 645, Nova Campinas
Campinas - SP
contato@cmenovacamp.com.br
www.cmenovacamp.com.br