Blog Post

Julho Vermelho

CENTRO MEDICO • 12 de julho de 2022

Doação de sangue e de medula óssea

O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, além das anemias graves (adquiridas ou congênitas).Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias e algumas doenças do metabolismo e autoimunes.

 

O fator que mais dificulta a realização do transplante de medula óssea é a falta de doador compatível, pois, segundo o Ministério da Saúde, as chances de se encontrar um doador com compatibilidade são de 1 em cada 100 mil pessoas.

 

Como se tornar um doador?

Procure o hemocentro da sua cidade e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre a doação de medula óssea. O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido e preencher uma ficha com informações pessoais. Uma pequena quantidade de sangue (cerca de 10mL) do candidato a doador é retirado, e então analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar as características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

 

Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), uma base de dados criada em 1993 para reunir informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o candidato a doador será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados. Para seguir com o processo de doação são necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde. Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

 

A doação de medula óssea é um gesto de amor que salva vidas. Na nossa região, procure o Hemocentro da Unicamp para se tornar um doador! 


Rua Carlos Chagas 480, Cidade Universitária, Barão Geraldo - Campinas, SP.

Telefone: 0800-722-8432

Email: hemocentro@unicamp.br

Agendamento de doação de sangue pelo link:

https://agendamento.hemocentro.unicamp.br

 

Escrito por:

Dr. Danilo Eduardo Abib Pastore

CRM 150.140

Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Veja a resposta neste artigo!
Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Veja a resposta!
Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Esta é uma pergunta frequente no consultório: veja a resposta neste artigo!
Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Conheça mais!
Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Veja a resposta neste artigo!
Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Conheça os sintomas neste artigo!
Por CENTRO MEDICO 11 de junho de 2023
Veja a resposta neste artigo!
Por CENTRO MEDICO 9 de setembro de 2022
Mês dedicado à prevenção e ao combate às doenças cardiovasculares
Por CENTRO MEDICO 2 de agosto de 2022
Campanha de incentivo à amamentação
Por CENTRO MEDICO 4 de abril de 2022
Vamos falar sobre autismo?
Show More
Share by: