Informações sobre a Covid-19
CME Novacamp • 15 de maio de 2020
Um resumo com as principais informações sobre a Covid-19

Medidas de Prevenção aqui no Consultório
Sabemos que o momento atual é de cautela e prevenção. Por isso, nós do CME Novacamp pedimos que todos redobrem os cuidados!
- Pacientes com sintomas respiratórios, gripe ou febre, reagendem suas consultas.
- Se possível, não leve acompanhante para a consulta.
- Lave bem as mãos ao chegar ao consultório, incluindo os polegares e unhas, por pelo menos 20 segundos e utilizando água e sabão.
- Controle o hábito de colocar a mão no rosto (olhos, nariz, boca). Ao chegar, não cumprimente com beijos, abraços ou apertos de mão. Ninguém ficará chateado, estamos todos preocupados.
Alimentação e Sistema Imunológico
Com a disseminação do #coronavirus, alguns cuidados devem ser redobrados. Ao permanecer em casa por mais tempo, você deve controlar aquela vontade de comer besteiras e petiscos. A boa alimentação não evita o contágio, mas dá ao seu organismo mais armas para combater a doença.
Além da hidratação constante, prefira o consumo de alimentos com propriedades antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, vitamina A, licopeno, resveratrol...) e anti-inflamatórias, ômega 3 e probióticos. Evite açúcares, farinhas brancas, alimentos processados e frituras, dê preferência por alimentos in natura.
Cuide de sua saúde mental
Estamos todos tomando medidas de prevenção contra o avanço do #coronavirus. Vamos aproveitar esse período para dar uma atenção à nossa saúde mental, afinal de contas, em meio a tantas notícias tristes, sua saúde mental pode ficar abalada e você acabar adoecendo mais facilmente. Que tal meditar um pouco? Ou ainda estudar um novo idioma? Conversar com seus amigos por chamada de vídeo? Compartilhem conosco o que vocês têm feito durante esse período!
Grávida deve tomar vacina contra a gripe?
Com o início da a campanha nacional de vacinação contra a gripe em meio à essa pandemia, as futuras mamães sempre estão em dúvida sobre tomar a vacina. A grávida não somente pode, como deve participar da campanha de vacinação contra o vírus influenza. Na gravidez, com a alteração da quantidade de hormônios, as grávidas ficam mais suscetíveis à vírus e bactérias. Em quadros mais graves, as complicações de uma simples gripe podem evoluir para quadros de pneumonia e infecções respiratórias.
A imunização garantida pela vacina será tanto para a mamãe quanto para o bebê. Deve-se ressaltar que a vacina da gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, porém ajuda a evitar uma sobrecarga do sistema respiratório e, na prática, ajuda a desafogar clínicas e hospitais.
Cuidado com o uso excessivo de álcool gel
O produto é eficaz na prevenção contra diversas doenças, entre elas a #Covid19. Em grau alcoólico de 70%, ele propicia a desnaturação de proteínas e estruturas lipídicas da membrana celular, destruindo o microrganismo.
No entanto, é preciso compreender que seu uso é mais indicado para situações em que não é possível lavar as mãos com água e sabão. Aliás, a lavagem das mãos é também uma medida muito eficaz quando feita de maneira correta e por pelo menos 20 segundos. O uso excessivo do álcool gel pode trazer problemas futuros para a pele, como dermatites, descamação e rachaduras.
Quando devo lavar as mãos?
Lavar as mãos tornou-se um hábito obrigatório em nossa rotina, não é mesmo? As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais, pois é por meio delas que eles executam suas atividades. A higienização das mãos (HM) é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em quais situações devemos reforçar esse hábito? Veja alguns exemplos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🙌🏽Após tossir ou espirrar
🙌🏽Quando estiver cuidando de doentes
🙌🏽Depois de tocar áreas que recebem muito contato, como maçanetas e corrimões de escadas
🙌🏽Antes e após tratar qualquer machucado.
🙌🏽Antes, durante e depois de preparar alimentos
🙌🏽Antes das refeições
🙌🏽Após ir ao banheiro
🙌🏽Quando as mãos estiverem visivelmente sujas
🙌🏽Depois de lidar com animais ou seus dejetos
Sobre o Uso de Máscaras
Com a recomendação do Ministério da Saúde para que todos usem máscaras, é importante salientarmos alguns cuidados essenciais no uso delas. Lembrando que seu uso não substituiu os cuidados essenciais, como lavagem das mãos, distanciamento social e etiqueta respiratória.
Ao fazer sua máscara ou comprar máscara caseira, prefira os tecidos de tricoline, TNT ou 100% algodão, com duas camadas. Sua máscara deve cobrir com firmeza a região da boca e nariz. Ao sair de casa, evite tocá-la ou ajustá-la. Se possível, leve uma sacola para descarte e uma máscara extra, pois não é recomendado utilizá-la por mais de 02 horas.
Para a lavagem, faça uma solução simples com água sanitária (10ml) e água normal (500ml). Depois, lave com água e sabão, deixando secar por completo (não utilize a máscara se estiver úmida). Lembrando que seu uso é individual.
Gestantes e Puérperas no Grupo de Risco
O Ministério da Saúde passou a considerar grávidas e puérperas no grupo de risco para Covid-19, inclusive aquelas pós-aborto ou perda fetal. Embora não haja casos de transmissão vertical da doença durante o parto, as gestantes e puérperas são mais vulneráveis a infecções e, por isso, estão nos grupos de risco do vírus da gripe.
Gestantes com comorbidades, como quadros de diabetes ou pré-eclampsia, devem ter atenção redobrada. Na prática, é importante que o isolamento seja respeitado, reforçando os cuidados com a higienização das mãos e do ambiente. Em caso de sintomas, converse com seu médico.
Como fica a libido nesta quarentena?
Se a falta de libido já era uma queixa constante das pacientes antes da quarentena, neste momento muitos casais podem estar enfrentando as consequências, misturando outros fatores como o estresse, receio da Covid-19 e, em muitos casos, brigas constantes. Em outros casos, a privação de vida social pode elevar a produção do hormônio cortisol, aumentando o risco para doenças cardiovasculares, depressão e stress pós-traumático.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, é importante que todos casais saibam praticar a tolerância. Não existe uma regra única pois cada casal segue um ritmo diferente. Algumas sugestões são buscar novidades no sexo, como novas brincadeiras na cama, posições diferentes e novos acessórios. Na rotina, incorporar exercícios físicos ajuda a liberar o hormônio da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.
Entrevista
Nossa médica Drª Beatriz Bracco participou de uma entrevista para a rádio TOP FM (98,3), respondendo à perguntas sobre #coronavirus, gravidez, amamentação e o cuidados com o recém nascido.
Ouça a entrevista na íntegra:
https://www.facebook.com/radar.rmc/videos/851274838704567/
***
Show More